OFICINAS

OFICINA-FOLIA: DEBAIXO DESSA CASCA TODO MUNDO É FRUTA!

A oficina é uma proposta das artistas Camila Jorge e Má Ribeiro inspirada no trabalho do grupo Filhas da Fruta, do qual fazem parte. Vamos foliar com a mistura das diferentes linguagens artísticas (teatro, dança e música). A dinâmica dos encontros é a própria brincadeira que acontece na relação entre a proposição feita pelas ministrantes e a realização destas e de outras possíveis propostas pelo grupo de participantes.
Algumas pulgas ou questões-temas:
- "multilinguagens" - dança, música, teatro, palhaço e outras coisas que ainda não tem nome.
- o que eu sei e o que eu não sei fazer;
- o que quero? o que gosto? o que necessito/necessitam?
- protagonismo e não-protagonismo
- o jogo? - relações entre eu e o(s) outro(s) e o espaço; 

PARA COMPARTILHAR, reflexões frutíferas…


"Quando se trabalha tudo junto, se exige mais? Tudo junto é ter uma certa liberdade, isso é, sem medo de se meter a dançar, tocar, cantar ou aquela linguagem que ainda não tem nome.Como parar de fingir as sensações, como saber, sentir mesmo, de verdade, que não estou fingindo o que gostaria de sentir, pesquisar, trabalhar. Sem justificativas.
É mais sobre realmente ser aqui. A coisa começa sempre e não pára"

"Desconfio que arte pode ser "a outra"; outra coisa que não apenas a técnica ou o domínio e execução rígida de um saber.
É possível aprender sem saber o que tenho que aprender? Sem a professora (externa-interna) que me diz o que tenho que aprender?
É sutil. Posso ficar com o que não sei.
Tem me encantando a possibilidade de abrir espaço em saberes que pareciam "essenciais". Mesmo quando reclamo e sinto a falta deles.
E então parece que o que tenho aprendido com a arte é a experimentação, a investigação contínua em ato. No corpo a corpo.
Muito mais do que me apegar a uma técnica para justificar ou exigir algo, traçar uma direção".

imagem